terça-feira, 22 de outubro de 2013

Guerra dos Beagles

Uma discussão louca está ocorrendo atualmente sobre o caso do protesto dos ativistas contra o Instituto Royal que estaria supostamente maltratando animais em testes científicos de produtos farmacêuticos. Cerca de 150 pessoas invadiram o instituto e libertou os 178 cachorros beagles. Tenho ouvido muita bobagem na mídia e principalmente dos usuários de redes sociais e pessoas com as quais eu interajo tanto online quanto pessoalmente. Se for perguntado, todo mundo apoia o ato. Ninguém quer ver um bichinho indefeso ser maltratado por gente, causa ojeriza só de imaginar tal ato covarde. Eu mesmo tenho um beagle em casa, comprado exatamente em São Roque há uns 2 anos.

Mas é pra se parar pra pensar sobre o instituto. Até onde eu li, ele não estava descumprindo nenhuma lei. O estudo de drogas e testes científicos está muito bem legislado e o uso de animais como cobaias é amplamente difundido, coisa normal no mundo inteiro. Claro que deve ter suas regras internas, mas no final é um animal sendo testado com drogas que podem causar grande dor e matá-lo. Tudo legal.

As pessoas podem se levantar e protestar e querer que esta situação mude. Não estamos mais na época da barbárie e somos seres teoricamente mais conscientes e sábios do que os nossos antepassados homens das cavernas. Então se podem propor novas leis onde estudo de animais para pesquisa seja proibido. Beleza. Mas acusar o instituto e ser uma organização maléfica que curte torturar animais em troca de dinheiro parece ser uma conclusão de crianças de 5 anos.

Este caso recebeu um apoio incondicional das pessoas e uma proporção enorme porque as vítimas são os beagles, animais bonitinhos e dóceis que todo mundo ama e quer proteger. Por que ninguém se revolta com os estudos em ratos que sempre houve? Muitos outros animais são usados para pesquisa como os coelhos, cachorros e os macacos, mais próximos do homem. Por que as pessoas acordaram agora para protestar contra este tipo de atividade. Porque são os pobres bichinhos de pelúcia vivos. Ninguém liga para os outros animais mais feios, mas com o mesmo direito à vida do que os outros.

Os produtos não são inventados do nada, não caem do céu. O processo de criação e aplicação é arcaico e é a base do testar para ver se funciona. Testa e ver se dá reação alérgica. Não tem como reproduzir muita coisa nos laboratórios e como é proibido fazer isto em humanos, eles tentam aplicar os testes nos animais mais parecidos conosco. Se as pessoas decidirem que é errado realizar esta atividade, é bom então aceitar a ideia que remédios e outros tipos de produtos não serão inventados com a mesma rapidez e eficiência que temos hoje em dia. Qualquer decisão que tome tem que abrir mão de alguma coisa. Hoje em dia é aceito testes em animais para que possamos ter nosso conforto. Amanhã podemos decidir que nosso conforto não justifica a tortura de animais. Será que as pessoas estão propensas a aceitar este novo mundo?

Digamos que os ativistas concordem comigo e decidam que não se devem ter animais, sem exceção, sejam testados, pois eles são seres de Deus que não merecem tal tratamento. Beleza. Mas e a questão dos carnívoros, daqueles que adoram brincar de Greenpeace, mas não deixam de fazer um churrasco no final de semana. Onde está o defensor dos animais agora? Para não cair na hipocrisia, um defensor dos animais deve ser obrigatoriamente vegetariano, senão suas palavras pra mim serão como o vento e não farão nenhum sentido. E os rodeios que temos todos os anos em Barretos, onde animais são brutalmente assassinados? Aposto que tem muita gente que está defendendo os beagles que vai todo ano pra Barretos fazer a festa com bastante churrasco.

Enfim. Acho que meu ponto está claro. Acho que este ato pode ter sido feito com boas intenções por pessoas sem a noção do que faziam. Foi um ato de vandalismo para com uma empresa que até onde sei estava em dia com suas atividades, sem descumprir nenhuma lei. É uma ação que tomou caráter político e está sendo usada pelos Black Bloc apenas como desculpa para novos atos de vandalismo. E agora que o negócio está fedendo, os ativistas estão sumindo. Já acharam alguns beagles soltos e perdidos na cidade, largados por gente que não quis cuidar. Bom, acho uma palhaçada só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário