segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Metro lotado, pra variar

Atualmente o metrô de São Paulo não vive seus melhores dias. Já aconteceram vários acidentes em um curto período de tempo. O aumento indiscriminado de pessoas devido á união de ônibus e trem contribuíram para o metrô paulista se tornar o mais lotado do mundo e ultrapassar o nível de conforto de quantidade de gente em um metro quadrado.

São muitos os motivos que fazem do metrô um programão de índio. Horário de pico então, nem pensar. Aquela sua vontade de chegar em casa cedo tem sido bem dolorosa e desconfortável. Às vezes é melhor ir para um boteco, tomar uma cerveja e depois da hora do rush ir para o metrô.

Hoje passei um grande aperto e demora na circulação dos trens. Deve ter acontecido algum problema grave em algum ponto da linha, pois acabou atrapalhando a circulação dos demais trens de outras estações gerando grande número de passageiros nas plataformas e trens superlotados. Só conseguimos entrar no terceiro trem. Vimos muitas pessoas sentadas no chão das estações esperando um momento mais propício para entrar em um dos vagões. E isto não é o pior. O Pior é que não é uma coisa extraordinária. Ocorre todos os dias, já faz parte da rotina do paulista.

Eu, normalmente saindo do serviço, percorro apenas uma estação e depois faço a baldeação trocando de linha e em seguida sigo mais 5 estações até minha casa. Esta primeira estação é relativamente perto, mais ou menos 10 minutos andando de onde eu estou. Quando tenho vontade de caminhar, vou andando até a outra linha e assim economizo tempo e ainda faço um pequeno exercício. Mas quando estou com preguiça vou de metrô mesmo.

Depois que entrei e percebi o caos que se encontrava, me arrependi de não ter ido andando até a outra linha. Mas como já havia pago a passagem, não poderia mais sair. Muita gente deve pensar a mesma coisa. Se soubesse dos problemas, procuraria outros meios de locomoção ou mesmo faria outro programa mais interessante como ir pro bar. Se fosse avisado aos passageiros antes de embarcar que o lugar estava com problemas, aposto que a plataforma estaria com bem menos gente que tinha naquele momento.

Assim como acontece com os carros, já prevejo as rádios informando pontos de paradas e congestionamentos de trens, do mesmo jeito que fazem com o tráfego de carros nas grandes avenidas.

Um comentário:

  1. O fato é que o metrô e trem de CPTM estão na capacidade máxima. È muita gente na cidade, precisam colocar mais trens e muito mais infra estrutura.
    big beijos
    Lulu

    ResponderExcluir